10 Motivos Para Visitar Seu Dentista Regularmente

0 13 de julho de 2017

Quem vai ganhar é sua saúde em geral!

Muitos perguntam: porque se deve voltar ao Dentista a cada seis meses?

As pessoas tendem a procurar o dentista somente em caso de dor extrema ou para solucionar algum problema de estética bucal, como por exemplo, um dente quebrado ou lascado. Poucos se atentam que, no final das contas, os dentes merecem e necessitam de muita atenção e você precisa visitar seu dentista regularmente.

Infelizmente, a maioria das pessoas deixam de se consultar com seu dentista para manutenção ou revisão. Pior ainda, acham que isso não é necessário e, muitos acabam passando anos sem retornar.

No intuito de te ajudar a decidir se é ou não importante, preparamos uma pequena lista de motivos para você nos visitar, mesmo após o término de seu tratamento clínico ou procedimento estético.

Prevenir

Por meio do exame clínico periódico e de todas as orientações profissionais que seu dentista te passa na consulta, fica muito mais fácil prevenir o desenvolvimento de cáries, gengivite e doenças periodontais. Isto evita problemas sérios no futuro que podem trazer gastos maiores em longos tratamentos. Um checkup regular com seu dentista não deixa que os problemas evoluam sem que você saiba.

Manter o sorriso claro e limpo

Mesmo que você faça uma higienização bem feita, escovando dentes e língua da forma correta, use regularmente o fio dental e tenha todos os cuidados para evitar a formação de placa bacteriana, tártaro e cáries, somente uma avaliação em consultório dirá se está tudo correto. Com relação a manchas, já existem muitas técnicas para clareamento de manchas e seu dentista é o único que pode executar o tratamento mais indicado

Perder o medo

Hoje em dia, ir ao dentista não é mais sinônimo de dor e sofrimento. Com as técnicas cada vez mais avançadas na área de anestesia e tecnológica, os tratamentos dentários são rápidos, eficazes e indolores. Tenha confiança para fazer possíveis tratamentos mais sérios que possam se tornar necessários.

Evitar a temida dor de dente

A maior inimiga da dor de dente é a prevenção. Todo problema começa pequeno e mesmo quando não apresenta nenhum sintoma de dor ou falha estética, poderá ser responsáveis por possíveis incômodos futuros. Cabe ao dentista identificá-los e evitar que a dor se manifeste. Vai esperar doer?

Evitar o mau hálito

Boa parte das causas do indesejado mau hálito, ou popularmente conhecido como bafo, está na boca. A escovação dos dentes e da língua é um procedimento fundamental para manter seu hálito fresco e saudável. Uma Profilaxia, conhecida como limpeza, remove os tártaros e cuida da gengivite, reduzindo esse problema. Geralmente somente esse procedimento é necessário pra quem está sempre por aqui.
Já a falta de dentes, próteses quebradas, velhas ou mal adaptadas, além de problemas na mastigação, podem resultar em má digestão dos alimentos, que contribui sensivelmente para agravar o quadro.

Prevenir o Câncer Bucal

Quando você visita seu dentista, ele examina sua boca por completo para garantir que não hajam lesões que possam evoluir para alguma forma de câncer. Todos sabem que as chances de sucesso no tratamento são infinitamente maiores quando é descoberto no início. Evite que alguma lesão evolua para problemas mais graves.

Manter a saúde do corpo em geral

Uma boca saudável reflete na saúde de todo o organismo. Existem diversos problemas que são causados pela deficiência de saúde bucal e podem ser evitados. Uma má mastigação ou uma mordida desalinhada, por exemplo, podem causar dores de cabeça e até quadros de gastrite.

Evitar problemas cardíacos

Você sabia que algumas bactérias que convivem no meio bucal podem ser nocivas para seu coração? Foi isso mesmo que você leu. A endocardite bacteriana é um problema cardiológico que decorre de processos infecciosos e pode ter origem em sua boca, causando a proliferação de bactérias que fazem mal a todo o organismo.

Reconquistar ou manter a auto-estima

Manter aquele sorriso saudável, branco e harmonioso é uma das melhores formas de te fazer ficar bem consigo mesmo. Quando nossos pacientes estão mais confortáveis com sua aparência, a segurança para enfrentar a vida e o convívio social aumenta. Você não deve ter medo de sorrir. Viva com mais alegria!

Ficar por dentro das novidades

Hoje em dia podemos ver em todos os tipo de veículo de comunicação e redes sociais, muitas notícias e reportagens sobre novas técnicas e tecnologias odontológicas. Algumas delas são comprovadas e sérias, mas a maioria são jogadas de marketing. Com isto é importante contar com que você confia e entender se aquilo que você viu na televisão é realmente o melhor para sua saúde bucal. Consulte regularmente seu dentista e NUNCA faça em casa tratamentos que são destinados a serem desenvolvidos por profissionais. Cuidado com clareadores “caseiros” não indicados por profissionais e, DE MANEIRA ALGUMA, coloque aparelhos ortodônticos sem a consulta de um profissional.

Posted in Artigos