Implantodontia

Implantodontia é um ramo da Odontologia que se destina ao tratamento da falta de elementos dentários com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários. No Brasil, diferentemente de outros países é uma Especialidade da Odontologia RESOLUÇÃO CFO 168/90.

Tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais e parciais. Ao redor do TITÂNIO (material de que é feito o pino de implante) ocorre a osseointegração, que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. E, é extremamente importante, que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quanto o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.

Desde 1960 existiram vário tipos de implantes; porém os implantes radiculares ósseo-integrados foram os mais bem sucedidos com taxas de sucesso margeando os 95 % em 5 anos.

Com a Implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.

Entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a prótese. Um processo mais recente propõe a instalação rápida de dentes, chamada carga imediata. Porém esse último é mais suscetível à insucessos, motivo pelo qual nossa Clínica não o realiza, podendo garantir uma melhor qualidade dos trabalhos.

Fonte (com adaptações): https://pt.wikipedia.org

Os Drs Rodrigo Carvalho e Marcelo Ramires cuidam desse setor por aqui, realizando praticamente todos os tipos de implantes, enxertos ósseos, levantamento de seio maxilar, entre outros.